domingo, 22 de agosto de 2010

Midia, o poder absoluto sobre tudo e sobre todos

Filme O quarto poder e documentario Muito alem do cidadão Kane



O tema central do filme é a de um repórter de televisão que na ocasião esta em baixa mais já foi um requisitado repórter de uma grande rede de televisão que encontra uma forma perfeita de voltar em grande estilo para mídia novamente mais de uma forma não muito legal usando em um momento de desespero de um homem que perdeu o emprego e tomou uma decisão drástica.

Os principais personagens da história são: o jornalista que na ocasião esta em baixa (Max Brackett) Dustin Hoffman e o ex-funcionário do então museu (Sam Baily) John Travolta.O interesse do jornalista era conseguir voltar em grande estilo através desta enorme “tragédia” que estava acontecendo conseguiu transmitir toda o acontecimento em primeira mão e o ex-funcionário queria apenas seu emprego de volta, pois tinha filhos e esposa para que necessitavam de seus cuidados.










Seus interesses eram de certa forma algo em comum, os dois queriam um reconhecimento um pelo seu trabalho como repórter e o outro como bom funcionário do museu, no caso os dois queriam algo semelhante o reconhecimento, mais no caso em questão o jornalista usou o drama do ex-funcionário para a realização de seu trabalhando o levando para o grande julgamento colocando-o na mídia e fazendo com que os telespectadores decidam o veredicto final, sabendo –se que o que a mídia quer ela consegue, levando o então ex-funcionário ao encantamento pela sua maneira de ser depois de dar a primeira entrevista ao jornalista e logo depois o telespectador estava crucificando o ex-funcionário, este é o grande poder que a mídia tem, ou ela coloca em ascensão ou em total baixa em todos os sentidos da palavra.

A história é muitíssimo interessante que nos faz entender de forma clara o que é o poder da mídia na vida de uma pessoa seja ela qual for principalmente se estiver em destaque no mundo das comunicações seja ela qual for.

O documentário Muito além do cidadão Kane é a prova de que o poder da mídia o poder da Rede Globo de televisão é muito forte, ela sabe que tem o poder de manipular através de seus vários meios de exibição de consumo em massa este é o seu grande trunfo.





Fonte da imagem: http:// www.smarsseries.blogspot.com/2009/03/muito-alem-do-cidadao-kane.html

É um documentário que mostra como as pessoas são manipuláveis, pois seu poder de persuasão é muito forte levando o consumidor à loucura.
Suas novelas que são apresentadas diariamente faz com que quase todas as tvs de todo o Brasil estejam ligadas assistindo e às vezes se identificando com aqueles personagens que estão interpretando seus papeis, eles conseguem deixar o chamado clímax fazendo com que a maioria voltem amanhã sentem em frente à tv e continue assistindo à novela isso é incrível ai esta o poder da mídia.

Este site tem um trecho do documentário Muito alem do cidadão kane para quem não assistiu veja este trecho é bastante interessante ele fala sobre a influencia da mídia na vida das pessoas e também de que nem toda maravilha que se apresenta é tão verdadeira assim.


sábado, 21 de agosto de 2010

Diversão, passatempo ou informação?

O programa humorístico analisado foi zorra total
O publico destinado a este programa são de todas as faixas etárias, pois é um programa que não tem nenhum tipo de restrições contra a idade que pode ser visto durante sua exibição acredito que não nada que possa impedir que todos assistam.
Eles tratam de todos os temas mais todos com um toque às vezes até sarcástico mais nada que mude ou crie qualquer tipo de circunstância que prejudique algo ou alguém.

fonte da imagem: http://audienciadasuatvbrasil.blogspot.com/2009/05/especial-confira-quem-participa-do.html

Neste programa até hoje não vi de nenhuma forma algo do tipo que afirme ou negue estes valores tais como sociais culturais éticos, políticos, religiosos sempre eles colocam de forma bem discreta não denegrindo e nem vangloriando tais temas as vezes brincam de alguma forma mais nada forte o bastante.
Os conceitos que são apresentados sempre nos da a compreensão de um grande jogo da vida mais sempre de uma forma de que devemos levar um pouco menos a sério, nisso eles pecam um pouco porque não é sempre que podemos levar tudo na brincadeira.
Os programas com certeza não propõem uma reflexão sobre o que esta ou aconteceu eles levam bem na esportiva deve ser para descontrair deixando um pouco de lado todas as preocupações que se tem no dia-dia.
A questão da discriminação sempre tem porque é quase que impossível eles conseguem colocar alguma coisa ou tocar no assunto às vezes de forma sutil ou até mesmo agressiva mais como se trata de um programa humorístico tudo é levado na brincadeira, fazendo com que assim passe batido.


Suas caracterizações são a respeito aos seus personagens mesmo dando assim um enfoque maior à sua atuação durante o bloco em que se apresenta.Sempre é destacada a questão da beleza, sempre voltado para que sigam os padrões que julgam ser certo.




Sempre a alguma questão que desagrada não sei se todos pensão desta maneira mais eles sempre colocam o pobre como escandaloso que não fala direito como se as pessoas pobres não compreendem o que estão vendo deixando assim uma situação meio desagradável.

fonte da imagem: http://www.tvplayvideo.com/8/lelis

São vários os estereótipos que se apresentam no programa mais os que mais são marcados, creio que sejam as crianças que são apresentadas de forma clara.





O grande poder da mídia sobre o homem



Fonte da imagem: http://www.fotolog.com.br/michi_1000/93995265

Esta é uma cena da novela escrito nas estrelas que é apresentada pela rede globo, no horário das 6:00h de segunda a sábado.
A escolha desta imagem foi devido à autenticidade ela remeteu a imagem que ela esta pedindo alguma coisa em uma situação qualquer me levando devido a toda a discussão a respeito da influência da mídia na vida no cotidiano das pessoas que veio em mente o poder que a mídia tem sobre as pessoas dando assim o resultado esperado com todo foco que se empregam todas as suas formas de manipulação do homem perante todo seu poder.